Própolis verde produzida em Minas Gerais busca certificação de origem

Outra potencialidade das abelhas.

Própolis verde produzida em Minas Gerais também apresenta potencial de tratamento e busca certificação de origem.

Minas Gerais é o único estado brasileiro que produz a chamada Própolis Verde, substância produzida pelas abelhas da espécie Apis Mellifera a partir do alecrim do campo ou vassourinha, planta nativa do cerrado brasileiro. O produto está em processo de obtenção de denominação de origem, ou seja, de certificação de que é produzido somente em Minas Gerais.

“O objetivo é de agregar valor ao produto, tipificando-o para a exportação e valorizando o potencial brasileiro. O Brasil fabrica vários produtos típicos que não têm certificação. Nosso conhecimento sobre a própolis verde é tão grande que hoje temos condições de denominá-la um “produto nosso”, afirma a bióloga Esther Margarida Bastos, chefe do Serviço de Recursos Vegetais e Opoterápicos da Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Para alcançá-la, pesquisadores da Funed estçao realizando as análises necessárias, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Brasileiras (Sebrae) disponibilizará a documentação de montagem da certificação de origem e a Federação Mineira de Apicultora fornecerá o selo de garantia. O Núcleo de Inovação Tecnológica e de Proteção ao Conhecimento da Funed está acompanhando o processo para assegurar os direitos da Instituição e dos pesquisadores.

A Funed realiza, desde 2003, um estudo de parametragem biológica em seu Serviço de Recursos Vegetais e Opoterápicos. Os estudos já têm como conclusão que a coloração verde desse tipo de própolis está associada aos seguintes aspectos: solo, planta, abelha, época do ano (outubro - abril), clima e interações biológicas com herbívoros. Tais aspectos são fundamentais para a denominação de origem, que vai certificar Minas Gerais como estado produtor. O Projeto de Denominação Geográfica de Própolis Verde Produzida em Minas Gerais termina em julho de 2009 e, até março de 2011, a Denominação de Origem estará disponível.

A própolis é bastante utilizada para o combate a enfermidades causadas por microorganismos, sendo considerada um antibiótico natural. Em alguns países, há estudos sobre a atividade da própolis como inibidor de tumores e já existe sua utilização como auxílio em terapias para tratamento de câncer. Atualmente, a própolis produzida em Minas Gerais é comercializada, em sua maior parte, em países asiáticos.

Desenvolvimento UsinaSite